Campo Grande-MS merece gestão pública eficiente
Campo Grande não é apenas uma cidade. É um território de paradoxos: capital do bioma mais biodiverso do planeta, mas que sufoca os córregos sob asfalto; metrópole com alma de sertão, mas que se fragmenta em condomínios-fortaleza; “Cidade Morena” que apaga a memória indígena sob o concreto. Os problemas urbanísticos dessa capital são sintomas de […]

Campo Grande não é apenas uma cidade. É um território de paradoxos: capital do bioma mais biodiverso do planeta, mas que sufoca os córregos sob asfalto; metrópole com alma de sertão, mas que se fragmenta em condomínios-fortaleza; “Cidade Morena” que apaga a memória indígena sob o concreto. Os problemas urbanísticos dessa capital são sintomas de uma doença da perda da consciência de que cidade é relação, não objeto. Eis os nós e os fios para desatá-los:
1. O Sangue Seco: Enchentes e a Morte dos Córregos
Problema:
Ano após ano, Campo Grande afoga nas próprias águas. O Anhanduí, o Prosa, o Segredo — córregos que banhavam a cidade como artérias — hoje são esgotos a céu aberto ou canais de concreto. A urbanização devorou 70% das nascentes, impermeabilizou o solo com asfalto e desrespeitou a topografia. Resultado: 70% dos bairros sofrem inundações, e a água que deveria ser vida vira tragédia.
Solução:
– Cirurgia no Asfalto: remover pavimentação em áreas críticas (avenidas Afonso Pena, Calógeras) e substituir por “solo-vivo”: pisos drenantes, jardins de chuva e valas de infiltração. Cada metro quadrado desimpermeabilizado é um pulmão para a cidade.
– Despatrimonialização das Águas: devolver os córregos à superfície. O programa “Veias Abertas” deve desenterrar trechos do Prosa e Anhanduí, transformando margens em parques lineares com vegetação de cerrado. Água não é esgoto: é patrimônio público.
– Cidadania Pluvial: criar “coletivos de chuva” em bairros periféricos. Moradores recebem incentivos para instalar cisternas e jardins pluviais, reduzindo 40% do escoamento superficial. Quem cuida da água, cuida da cidade.
2. A Arquitetura do Medo: Segregação e Condomínios-Bunker
Problema:
Campo Grande se divide em duas cidades: a “ilha de privilégios” (Jardim Leblon, Aldeia, Tijuca II), cercada por muros e câmeras, e a “periferia expulsa” (Monte Castelo, Santa Fé, Industrial), onde falta saneamento básico e transporte. Essa arquitetura do medo gera violência simbólica e real: 78% dos homicídios ocorrem em bairros com IDH abaixo de 0,7.
Solução:
– Demolição Simbólica: lei municipal que proíbe novos muros em condomínios. No lugar, “cercas-vivas” com espécies do cerrado (ipê, pequi) e portais comunitários (espaços de convivência na entrada dos bairros). Segurança não é isolamento: é vizinhança que se enxerga.
– Reforma Agrária Urbana: Implementar “Zonas de Transição Relacional” (ZTRs) entre bairros ricos e pobres. Nessas áreas, o poder público compra terrenos ociosos e cria equipamentos públicos: bibliotecas, clínicas populares, feiras de produtores locais. Onde há encontro, há paz.
– Moeda Social do Cerrado: criar o “Cerrado-Coin”, moeda digital lastreada em serviços ambientais (plantio de árvores, reciclagem). Moradores de bairros vulneráveis trocam serviços por créditos, usados em transporte e alimentação. Economia que gera pertencimento.
3. O Labirinto sem Saída: Mobilidade e a Tirania do Carro
Problema:
Campo Grande foi desenhada para rodas, não para pessoas. Com 1,3 carro por habitante, a cidade tem 3x mais viadutos que ciclovias. Resultado: trânsito caótico (perda de 96 horas/ano no trânsito), poluição do ar (30% acima do tolerável) e isolamento social. O ônibus, quando existe, é lento e inseguro.
Solução:
– Implantação dos 15 Minutos: rezonear a cidade em “bairros-completo”. Cada região deve ter: escolas, postos de saúde, comércio e lazer a 15 minutos de caminhada. O plano diretor deve priorizar uso misto do solo: lojas no térreo, moradia nos andares superiores.
– Metropolitano de Superfície: criar o “Trilho do Cerrado”: VLT alimentado por energia solar, conectando o Terminal Rodoviário à UFMS, ao Parque das Nações Indígenas e ao Anhanduí Shopping. Nas estações, “pontos de cultura” com artesanato guarani-kaiowá e gastronomia local.
– Guerra ao Estacionamento: taxar vagas no centro e usar a receita para subsídio de bicicletas elétricas. Implementar “ciclovias verdes” com árvores frutíferas (mangabeiras, cagaitas) ao longo de avenidas. Pedalar não é transporte: é liberdade.
4. O Esquecimento do Bioma: Cerrado Riscado no Mapa
Problema:
Campo Grande nasceu no cerrado, mas o nega. O bioma que abriga 5% da biodiversidade mundial é reduzido a “matinha” ou “terreno baldio”. Áreas de preservação são loteadas, e o fogo — parte natural do ciclo do cerrado — é criminalizado. A cidade perde sua identidade e resiliência climática.
Solução:
– Plano Diretor do Cerrado Urbano: mapear e proteger 100% das APPs (Áreas de Preservação Permanente) e remanescentes de cerrado. Criar o “Corredor do Tamanduá-Bandeira”, unindo fragmentos florestais da UFMS ao Parque dos Poderes. Fauna não é empecilho: é coabitante.
– Arquitetura Viva: obrigar novos edifícios a telhados verdes e fachadas com trepadeiras nativas (cipó-de-são-joão, unha-de-gato). Prédios devem “respirar” cerrado.
– Saberes Ancestrais: incorporar “guardiões do cerrado” (comunidades indígenas e quilombolas) na gestão urbana. Eles devem liderar programas de reflorestamento e educação ambiental nas escolas. Cidade que ignora as próprias raízes, desaba.
Campo Grande não precisa de soluções técnicas: precisa de reencantamento. Os problemas são frutos de uma visão de cidade como máquina, não como organismo. Quando tratamos córregos como veias, bairros como células e cerrado como pele, a cidade se cura.
A mudança necessária não está em grandes obras, mas em gestos simples:
– Na criança que planta uma semente de pequi na calçada;
– No morador que troca o muro por uma cerca de jasmim;
– No político que caminha sem escolta pelas ruas.
Campo Grande será grande quando entender que cidade não é lugar: é o que acontece entre as pessoas e a terra. Enquanto houver um córrego soterrado, um muro erguido ou uma árvore cortada, a obra está incompleta. Mas quando a cidade dança com o cerrado.
Não há urbanismo sem ecologia profunda. Não há ecologia sem justiça. Não há justiça sem amor ao chão que pisamos.
Leia também
Notícias MSPrefeito de Tacuru diz que afastará servidor após áudio sobre envenenar a água dos índios
DouradosBela Barros pede desculpas após dizer que demitiria petistas de sua empresa
DouradosEx-deputada de MS diz que demitiu um e promete mais oito em post sobre Lula
Dourados